HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DOS RAMOS


O Município de São José dos Ramos está situado na Mesorregião da Mata Paraibana. Foi criado pela Lei Estadual nº 5.897, de 29 de abril de 1994, sendo desmembrado do município de Pilar. 

A sua emancipação político-administrativa só ocorreu no dia 01 de janeiro de 1997, como a posse do primeiro prefeito, Antônio Caxias de Lima. A Câmara de vereadores é composta por 09 vereadores.

São José dos Ramos nasceu da imigração de três famílias portuguesas, por volta do século XVIII, oriundas de Pilar, terceira cidade mais velha da Paraíba. Em busca de novas terras, aqui chegaram Joaquim, Francisco e José Ramos, onde construíram uma capelinha. Depois vieram as famílias Silva, Farias, Caxias, Honório, Paiva, Chaves, Rodrigues Muniz, Araújo e Quintino Regis. 

Essa imigração se deu no sentido da conquista de novas terras, fundamentada pelas relações de sobrevivência. Joaquim Ramos, Francisco Ramos e José Ramos foram os primeiros portugueses a habitar essa terra. Aqui se instalaram com suas esposas e filhos, onde construíram uma casa e, ao lado uma capelinha, como era de tradição.


Em 1860, Joaquim Ramos contraiu uma doença grave e fez uma promessa e, busca de cura. Joaquim e José retornaram a Portugal em busca das imagens da sagrada família, que foram conduzidas em procissão do porto de Cabedelo a São José.

No ano de 1978, através do deputado José Fernando de Lima, Antônio Caxias de Lima encaminhou um requerimento solicitando da Assembleia Legislativa, que São José passasse à condição de distrito, que foi efetivamente criado pela Lei nº 4.087, de 30 de julho de 1979, pertencente ao município de Pilar.

Em 09 de Outubro de 1990, a Assembleia Legislativa, através do projeto de Decreto Legislativo nº 04/ 90, autorizou o Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba a realizar consulta plebiscitária às populações dos distritos, concordando com a elevação para cidades. Mas a autorização não se mostrou eficiente no mesmo ano, motivo de preocupação para o incansável Antônio Caxias, que a partir daí, continuou uma luta constante em busca da emancipação de São José.


Apesar de não ter nenhum cargo político, ele é figura de bastante conhecimento e influência na Paraíba, através da qual adquiriu grandes obras para sua terra, levando ao crescimento e evolução do distrito.

Não foram as ameaças de morte, nem as decepções políticas que fizeram desistir. Nada o inibiu, nem o fez recuar. Continua até hoje lutando pelo bem-estar da sociedade São Joseense.

CARACTERÍSTICAS

São José dos Ramos, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Sapé. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 5.006 habitantes. Área territorial de 98 km².

Localização

Mata Paraibana

Limites

Com os municípios de Mogeiro (13km), Itabaiana (10km), Pilar (12km), Sobrado (17,5km), Caldas Brandão (18km) e Gurinhém (17km).

Distâncias

91 km da Capital





Hino de São José dos Ramos

Berço de heróis de uma grande historia
Homens que lutaram com fervor
Terras com cenários que encanta o céu anil
Ó cidade: São José dos Ramos
Abre espaço e é mais gentil

REFRÃO

Astros a brilhar
Na esfera sideral
Homens que caminham
Neste solo a trabalhar (Bis)

Bem vindo imigrante europeu
Vieram com coragem e ventura
Abriram horizontes pra São José dos Ramos
Sobre o lindo amanhecer

Surgindo deste céu de cultura ardente
Povos a narrar seus ideais
Nasce a coragem dos heróis a trabalhar
Na certeza de novos dias
Refazendo sempre a brilhar

Rio a correr sem cessar
Campos verdes serra a belo altar
Gente com símbolo do progresso a sorrir
Pese firme e pise forte em sua terra
No bom lidar

Homenagem revestida de gratidão
Portuguesa liberdade e criação
Joaquim Gonçalves Ramos foi a solução
A semente e seu brasão

Parabéns à cidade São José dos Ramos
Que brilha junto às nuvens deste Brasil
Abriga vultos bravos com talentos e sem temor
Resplandece a luz da aurora
Demonstrando com mais amor


                                                     
                                                                                  Letra: Vicente Elias Soares 








3 comentários:

  1. gostteiii professor #zezinho ficouuu massa o seu blog

    ResponderExcluir
  2. O citado José Ramos seria "José Bento Ramos"???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...