terça-feira, 30 de abril de 2013

Aesa prevê mais chuva nas próximas 24 horas no Agreste, Brejo e Litoral paraibano


A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê mais chuvas nas próximas 24 horas no Agreste, Brejo e Litoral paraibano. Já para as regiões do Sertão, Cariri e Curimataú as chuvas podem aparecer isoladamente. De acordo com a meterologista da Aesa, Marle Bandeira, entre as 7 horas de segunda-feira (29) e 7 horas desta terça-feira (30) choveu em 85 municípios paraibanos. Na cidade de Tavares, Sertão paraibano, foi registrada a maior precipitação, com 69 mm.
Elaborar a previsão do tempo, das chuvas, divulgar os índices pluviométricos e o volume d’água nos 122 mananciais monitorados pela Agência Executiva da Gestão das Águas (Aesa) são atividades diárias dos profissionais que atuam na Sala de Situação da Aesa. As equipes se constituem de especialistas das áreas de hidrologia, de meteorologia e em breve da Defesa Civil. Instalada no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina, a Sala de Situação foi inaugurada em agosto de 2012. É resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Brasileira da Inovação (Finep).

Diariamente os meteorologistas elaboram duas previsões climáticas com intervalo de 12 horas. “Essas previsões são elaboradas com base nos modelos de previsão climática fornecidos pelas imagens dos satélites”, informou a meteorologista.

A Aesa monitora 269 postos pluviométricos e 17 estações automáticas instaladas no mesmo número de municípios. Os postos são observados por técnicos da Emater ou da Cagepa, que coletam os dados no pluviômetro e repassam para a Sala de Situação. Já as estações meteorológicas fornecem a velocidade dos ventos, temperatura máxima, temperatura mínima e umidade relativa do ar.

Fonte: www.paraiba.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...