domingo, 28 de abril de 2013

São José dos Ramos, Parabéns Pelo Seus 19 Anos de Emancipação



Antes


Depois

Alguns meses atrás

Hoje

VEJA A HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DOS RAMOS

O Município de São José dos Ramos está situado na Mesorregião da Mata Paraibana. Foi criado pela Lei Estadual nº 5.897, de 29 de abril de 1994, sendo desmembrado do município de Pilar. 

A sua emancipação político-administrativa só ocorreu no dia 01 de janeiro de 1997, como a posse do primeiro prefeito, Antônio Caxias de Lima. A Câmara de vereadores é composta por 09 vereadores.

São José dos Ramos nasceu da imigração de três famílias portuguesas, por volta do século XVIII, oriundas de Pilar, terceira cidade mais velha da Paraíba. Em busca de novas terras, aqui chegaram Joaquim, Francisco e José Ramos, onde construíram uma capelinha. Depois vieram as famílias Silva, Farias, Caxias, Honório, Paiva, Chaves, Rodrigues Muniz, Araújo e Quintino Regis. 

Essa imigração se deu no sentido da conquista de novas terras, fundamentada pelas relações de sobrevivência. Joaquim Ramos, Francisco Ramos e José Ramos foram os primeiros portugueses a habitar essa terra. Aqui se instalaram com suas esposas e filhos, onde construíram uma casa e, ao lado uma capelinha, como era de tradição.


Em 1860, Joaquim Ramos contraiu uma doença grave e fez uma promessa e, busca de cura. Joaquim e José retornaram a Portugal em busca das imagens da sagrada família, que foram conduzidas em procissão do porto de Cabedelo a São José.

No ano de 1978, através do deputado José Fernando de Lima, Antônio Caxias de Lima encaminhou um requerimento solicitando da Assembleia Legislativa, que São José passasse à condição de distrito, que foi efetivamente criado pela Lei nº 4.087, de 30 de julho de 1979, pertencente ao município de Pilar.

Em 09 de Outubro de 1990, a Assembleia Legislativa, através do projeto de Decreto Legislativo nº 04/ 90, autorizou o Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba a realizar consulta plebiscitária às populações dos distritos, concordando com a elevação para cidades. Mas a autorização não se mostrou eficiente no mesmo ano, motivo de preocupação para o incansável Antônio Caxias, que a partir daí, continuou uma luta constante em busca da emancipação de São José.

Apesar de não ter nenhum cargo político, ele é figura de bastante conhecimento e influência na Paraíba, através da qual adquiriu grandes obras para sua terra, levando ao crescimento e evolução do distrito.

Não foram as ameaças de morte, nem as decepções políticas que fizeram desistir. Nada o inibiu, nem o fez recuar. Continua até hoje lutando pelo bem-estar da sociedade São Joseense.

CARACTERÍSTICAS

São José dos Ramos, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Sapé. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 5.006 habitantes. Área territorial de 98 km².

Localização

Mata Paraibana

Limites

Com os municípios de Mogeiro (13km), Itabaiana (10km), Pilar (12km), Sobrado (17,5km), Caldas Brandão (18km) e Gurinhém (17km).

Distâncias

91 km da Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...