sábado, 28 de setembro de 2013

O Maior Clube da Paraíba, Completa 82 Anos!! Parabéns - Veja Sua História!



História

Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado e Enock, foram os grandes que fundaram o Botafogo Futebol Clube. Depois de uma Assembleia, a 28 de setembro de 1931, eles se decidiram por este nome e fizeram então, a primeira diretoria do clube.

A primeira diretoria do Botafogo ficou assim estabelecida:

Presidente: Olavo Rodrigues

Vice-presidente: Manoel Feitosa

Primeiro secretário: Livonete Pessoa

Segundo secretário: José de Melo

Tesoureiro: Edson de Moura Machado

Orador: Enock Lins


Primeiro Título

A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.

Primeiro Título Estadual

O Botafogo ganhou o seu primeiro título estadual em 1936, decidindo com o Sol Levante, num jogo disputado, no dia 13 de dezembro daquele ano. Vitória botafoguense por 3x2, resultado que lhe valeu a conquista do seu primeiro campeonato estadual. Lucas (2) e Pilota marcaram para o alvinegro. O campeão utilizou os seguintes atletas: Pagé, Euclides, Márcio Teixeira, Pedro Macaco e Lemos; Américo Filho, Tonico, Ronal, Hélio e Evan Holmes.

Crescimento do Clube

O título deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana. Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe e como primeiro reforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do futebol paraibano.

Além de Pagé, o Botafogo trouxe do Palmeiras, Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino. Também chegava para o Botafogo, Tonico - Antônio de Abreu e Lima, que mais tarde seria presidente do clube. Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco os atletas Hélio Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino. Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região - Júlio Milanez e Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época. Com este elenco, o Botafogo tornou-se uma agremiação respeitada, principalmente porque seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador. Hoje, o Botafogo é o maior vencedor do campeonato paraibano com 28 conquistas, enquanto o Campinense soma 18 troféus e em seguida vem o Treze Futebol Clube, 15 vezes campeão.

Cores

Até meados do mês de abril de 1979, o pavilhão do Botafogo Futebol Clube (PB) era idêntico ao do Botafogo de Futebol e Regatas (RJ). A bandeira ou pavilhão, orgulho maior do Clube era formado por listras horizontais, cinco pretas e quatro brancas, tendo, ao ângulo superior esquerdo, o símbolo do BOTAFOGO, inscrito num quadrado preto cujo lado corresponderá à largura de cinco listras. O símbolo do Botafogo é uma estrela branca de cinco pontas, denominada Estrela Solitária, tendo uma das pontas orientadas para o Zênite.

José Américo de Almeida Filho ex-atleta do Clube Botafogo de Futebol e Regatas (RJ); quando posteriormente presidente do nosso Botafogo Futebol Clube (PB), conseguia como doação todo material esportivo do clube carioca (camisas, calções e meiões), todos idênticos ao do B.F.R. (RJ).

Em 20 de abril de 1979 o estatuto do Botafogo Futebol Clube, foi alterado e posteriormente homologado pelo presidente da Federação Paraibana de Futebol – Sr. Genival Leal de Menezes; tendo sido publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de maio de 1979, data em que o Botafogo F.C. adotou o seguinte pavilhão, que é retangular formado por listras horizontais, sendo cinco pretas e quatro brancas, tendo no ângulo superior esquerdo um retângulo branco, onde se dará destaque ao escudo do Botafogo. O escudo do Botafogo é de cor preta e uma estrela vermelha de cinco pontas ao centro.

A cor da estrela branca, que foi mudada para a cor vermelha, foi por sugestão do radialista e grande locutor esportivo Ivan Tomáz, que na oportunidade justificou: para diferenciar do Botafogo F.R. do Rio de Janeiro, a estrela vermelha juntamente com o escudo preto, lembraria as cores da bandeira do estado da Paraíba.

No dia 22 de dezembro de 1996 data da posse da nova diretoria do Botafogo F.C., quando alguns sócios ainda tinham dúvidas e chamavam o Botafogo de tricolor; José Maria Tavares de Melo Neto disse que: o Botafogo não é tricolor, é alvinegro e não deveria ser chamado de tricolor e sim de: “O alvinegro da estrela vermelha”, que a partir daquele momento também ficou conhecido.

Récorde de Público

No ano de 1998, o Botafogo realizou uma de suas melhores campanhas no futebol estadual de todos os tempos. Campeão do 1º, 2º e 3º turno, levando um público de 44.268 pessoas para assistirem a partida decisiva do campeonato, entre Botafogo vs Campinense. Na ocasião, o Botafogo gigante do estado venceu os rubro-negros de Campina Grande por 2x0.

Rivalidades

Os grandes rivais do Botafogo-PB são, o Treze que faz o "clássico tradição",o Campinense Clube no chamado "clássico emoção" e o Auto Esporte time da mesma cidade, o clássico é conhecido como o Botauto.

Estrutura

O Botafogo é detentor de uma área de exatos 9,6 hectares. Localizada no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, a Maravilha do Contorno é a sede administrativa do clube pessoense, além de contar com completa estrutura para treinos, reuniões, hospedagem, dentre outros. O Botafogo ainda possui uma bela loja na praia de Tambaú, em João Pessoa. Localizada no ed. empresarial Villa Dorita, a Loja Oficial do Botafogo vende produtos desde simples chaveiros, à abridores de latas, tudo com a marca do Botafogo. O local ainda serve como ponto de encontro para os torcedores em dias de jogos.

Futebol Feminino

Em 2009, o Botafogo inaugurou o departamento de futebol feminino. Participou da Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2009, sem êxito, devido a precariedade da preparação, mas investiu no trabalho de 1 ano para a disputa do campeonato do ano seguinte. E foi em 2010 que o clube conseguiu projeção nacional ao disputar e vencer os três primeiros jogos, um deles contra o todo poderoso São Francisco da Bahia, que por pouco não leva uma goleada das meninas do Belo. No jogo de volta foi derrotado pelo mesmo São Francisco, fora de casa, mas saiu da competição chamando a atenção pelo volume de jogo e pela qualidade técnica apresentada. Hoje é considerada uma força no futebol feminino do Brasil, pois segundo o próprio treinador rival, o Belo tinha condições de ir bem mais longe, e o jogo das oitavas-de-final foi um encontro de favoritos ao título, onde só um pôde seguir.

Time base: Élida; Fafá, Rincon, Vivi e Jamayra;Janaína, Ronaldinha, Jaciara e Ledjane; Kelly e Joana.

Campeão Paraibano de 2013

O Botafogo foi Campeão Paraibano 2013 quebrando um jejum de quase 10 anos sem título. Após perder o primeiro jogo da final para o Treze no Almeidão por 1x0, o time da capital precisava vencer no Amigão por um placar de 2x0 para se sagrar campeão. O clube acaba alcançando o placar de 3x0 em pleno Estádio Amigão em Campina Grande, calando quase 18 mil trezeanos. Os três gols foram marcados no segundo tempo, por Wanderley aos 22, Hércules aos 26 e Ferreira (Pênalti) aos 48 minutos do 2º tempo. O Clube chegou ao seu 26° título Paraibano, aumentando a diferença de títulos para o segundo colocado, o Campinense Clube. O Artilheiro do Campeonato foi o botafoguense Warley, que venceu o seu terceiro título seguido com os três maiores clubes do estado. O Botafogo teve um total de 18 vitórias, 7 empates e 7 derrotas no campeonato.


Fonte: http://tvtorcedor.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...