domingo, 22 de setembro de 2013

10° Festival de Aboio de São José dos Ramos - PB

Foi realizada na noite da Foi realizada na noite da última sexta-feira, 05, no auditório da Escola Maria Caxias a abertura do 10° Festival de Aboio do município de São José dos Ramos, a comitiva de vaqueiros e amazona símbolos de resistência estiveram presente na tradicional festa já a Secretaria de Cultura Laura juntamente com o Prefeito Eduardo Caxias e convidados fizeram a abertura da festa, logo em seguida houve o Lançamento do Filme “CANDEEIRO” do diretor Adriano Roberto & CIA.
última sexta-feira, 05, no auditório da Escola Maria Caxias a abertura do 10° Festival de Aboio do município de São José dos Ramos, a comitiva de vaqueiros e amazona símbolos de resistência estiveram presente na tradicional festa já a Secretaria de Cultura Laura juntamente com o Prefeito Eduardo Caxias e convidados fizeram a abertura da festa, logo em seguida houve o Lançamento do Filme “CANDEEIRO” do diretor Adriano Roberto & CIA.

Os Aboiadores Lila, Chinês Aboiador, Doca Monteiro, Dedé de Gurinhém e Dedé de Salgado se apresentaram e deixaram suas homenagem póstuma ao vaqueiro José Leonardo Brito da Silva (Amor).

Em seguida houve apresentações da Orquestra do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar de Itabaiana e do Poeta Orlando Otávio.

No Sábado, 06, pela manhã houve na Granja do Vaqueiro Zé Val, a Corrida de Cavalo de Pau entre crianças de 5 â 10 anos, corrida de Jegue sem o uso de esporas e a corrida de Argolinha entre as cores Azul e Encarnado. Os ganhadores da corrida só receberam seus prêmios há noite.

Após o termino dos festejos pela manhã, foi recepcionado um almoço pra todos os vaqueiros na Escola Maria Caxias, à tarde por volta das 15 horas na Praça Noé Rodrigues de Lima, houve apresentação de Grupo de Dança do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) antigo PETI e em seguida houve um desfile de Jegues para ser escolhido o Jegue mais bonito da festa, os candidatos foram;  Jegue Prostituta que representa a Exploração Sexual representado pela Escola Maria Caxias, a jegue Cangaceira representada pela Escola de Escuta e a Jegue Princesa e Princesinha. A ganhadora foi a Jegue Prostituta com o seu modelo engraçado e arroxado.

A noite houve um Jantar e em seguida deu continuidade as apresentações dos aboiadores; Lila, Jessé, Zé Val, Gabriel Aboiador, Dedé de Salgado, Zezinho, Du Ramos e Batista, Carlinho, Dedé de Gurinhém, Severo e Chinês Aboiador e a Apresentação do Grupo Ganzá de Ouro. Pra terminar a Banda Bastiteira ficou responsável pela animação da noite.

Na manhã do domingo, 07, houve concentração dos vaqueiros na Granja do Vaqueiro Zé Val, com as imagens de São José – Vaqueiro Batista e com a imagem de Nossa Senhora Aparecida – Gabriel Aboiador. A procissão do vaqueiro percorreu a principal rua da cidade e ao chegar à Igreja todos receberam a benção do padre e em seguida foi jogado água benta em cada vaqueiro presente. No final foi recepcionado uma feijoada com muita bebida e frutas.














































































































































































































































Assessoria de Comunicação
Ranys Ribeiro
Isaias Araújo
São José dos Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...