terça-feira, 6 de agosto de 2013

Lenda da Vitória-Régia

Origem da lenda da Vitória-Régia, personagem do folclore brasileiro, lenda indígena

Lenda da vitória-régia Vitória-Régia: uma linda lenda do folclore brasileiro.

A lenda da vitória-régia

A lenda da vitória-régia é de origem indígena tupi-guarani e muito popular na Amazônia. Com esta lenda, os pajés explicavam para os índios de sua tribo a origem desta bela planta aquática.

De acordo com a lenda, quando a Lua (um deus para os indígenas) se punha atrás das montanhas ficava namorando belas moças indígenas. Toda vez que a Lua se escondia, levava consigo uma linda índia que era transformada em estrela.

Numa tribo tupi-guarani vivia uma índia chamada Naiá. O sonho dela era também ser levada pela Lua e transformada numa estrela. Toda noite, Naiá subia no alto das montanhas na esperança de ser notada pela Lua. Porém, por mais que ela subisse e tentasse aparecer, nada acontecia.  

Numa linda e iluminada noite, Naiá viu o reflexo da Lua no lago. Acreditando que a Lua se aproximava para levá-la, atirou-se nas águas e desapareceu.

A Lua, que ficou impressionada com o ocorrido, resolveu transformar a índia numa linda planta aquática: a vitória-régia. É por isso, explica a lenda indígena, que esta planta apresenta lindas flores que abrem somente à noite, exalando um perfume agradável. 

Fonte: http://www.suapesquisa.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...