sábado, 15 de março de 2014

Copa do Mundo - 2014




1. COPA DO MUNDO 2014 
2. A COMPETIÇÃO ACONTECE DE QUATRO EM QUATRO ANOS, E FOI CRIADO PELO FRANCÊS JULES RIMET EM 1928.
3. PRIMEIRA EDIÇÃO 1930 – URUGUAI CAMPEÃO - URUGUAI Nesta edição da Copa, participaram das partidas apenas treze nações, sendo apenas quatro europeias – naquela época, além de os custos e a duração de uma viagem transatlântica serem muito elevados, os europeus ficaram insatisfeitos com a realização da competição no continente sul-americano, o que justificou o boicote.
4. COPA DE 1938 – FRANÇA - CAMPEÃ: ITÁLIA A França foi escolhida para sediar a Copa de 38 sob protestos argentinos. Jules Rimet, fundador da FIFA era francês e o sucesso comercial de Copa anterior motivou a decisão de manter o torneio na Europa e ignorar o rodízio dos continentes, apesar da eminência de uma nova guerra. Os argentinos, revoltados com a decisão, abandonaram a Copa. Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guiana Holandesa, México e Uruguai foram solidários e não enviaram seus atletas à França. Do continente americano apenas Cuba e Brasil estiveram presentes na Copa de 1938.
5. COPA DA ITÁLIA 1934– ITÁLIA CAMPEÃ Se na primeira Copa do Mundo, em 1930, apenas quatro países europeus participaram da disputa, em 1934 eles foram maioria. Na primeira Copa realizada na Europa, 12 países dos 16 que disputavam o Mundial eram do Velho Continente. A seleção uruguaia, campeã em 1930, recusou-se a participar do torneio, em resposta à pequena participação dos europeus na Copa realizada no país, quatro anos antes. A figura de Benito Mussolini marcou a segunda edição da Copa do Mundo. No auge do fascismo na Europa, o ditador viu no futebol uma excelente ferramenta para fazer a propaganda do regime. A Copa foi um sucesso para os fascistas, que viram a Itália conquistar o título, a Alemanha de Hitler na terceira colocação e a Áustria, país onde ele nasceu, em quarto lugar
6. COPA 1950 NO BRASIL – CAMPEÃ URUGUAI Desde 1938 o Brasil pleiteava ser sede de Mundial. A Alemanha também. Veio a Segunda Guerra. Duas Copas não foram realizadas - 1942 e 1946. No Congresso pós-Guerra da Fifa, em 1946, os alemães, semidestruídos, retiraram sua candidatura. Apenas o Brasil a manteve. E um país sul-americano voltava a ser o centro das atenções no futebol. Antes marcado para 1949, o torneio acabou adiado contra ano. No último jogo, por um o Brasil, o Uruguai só tinha uma opção: vencer. A seleção brasileira jogava com a vantagem do empate e um país inteiro à espera da conquista do tão sonhado título. Não havia um que não acreditasse. Mais de 200 mil pessoas se espremeram no Maracanã para comemorar mais do que propriamente torcer. Mas o Uruguai ganha de 2 x 1 em pleno maracanã lotado.
7. Copa de 1954 – Suíça - Campeã Alemanha A Copa de 1954 teve a maior média de gols por jogo da história dos Mundia 140 gols em 26 jogos. A Seleção brasileira embarcou para a Suíça tentando esquecer a tragédia na final da Copa de 1950. Até o uniforme foi mudado. A famosa camisa amarela que fez a sua estreia em Copas, foi substituída pela branca, considerada um dos fatores de "azar" na derrota para o Uruguai, em 1950. Pera facilitar a identificação pela TV, os atletas usaram , pela primeira vez, número fixo; a intenção era facilitar identificação pela TV.
8. Copa 1958 – Suécia - CAMPEÃO BRASIL pela primeira vez Esta Copa foi a competição que revelou Pelé, na época com 17 anos, considerado, futuramente, o maior jogador da história do futebol. uma partida excepcional. Mesmo com a derrotada por 5 a A final foi 2 em casa, a anfitriã, seleção sueca, aplaudiu DE PÉ, para saudar como campeões do mundo Garrincha, Pelé, Vavá, Zito, Mazzola, Nilton Santos, Didi, Gilmar, Zagalo, entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.
9. Copa de 1962 – Chile, BRASIL BICAMPEÃO Uma contusão muscular na perna direita durante a segunda partida da competição tiraria Pelé do restante da disputa. Aquela Copa do Mundo estava reservada para outros dois nomes, Garrincha e Amarildo. A seleção brasileira venceu de virada por 3 a 1 com gols de Amarildo, Zito e Vavá. Djalma Santos, Zito, Gilmar, Zózimo, Nilton Santos e Mauro (em pé). Garrincha, Didi, Vavá, Amarildo e Zagallo (agachados). Este era o esquadrão do bi
10. COPA DE 1966 INGLATERRA Primeiro título inglês em Copas do Mundo As seleções da Coreia do Norte e de Portugal faziam sua primeira participação na competição Inglaterra e Alemanha se enfrentaram pela final da Copa do Mundo daquele ano. Disputada no país britânico, a partida ficou marcada como uma das mais polêmicas da história dos Mundiais por conta do controverso gol de Hurst, o terceiro da vitória inglesa por 4 a 2.
11. COPA DE 1970 – MÉXICO – BRASIL TRICAMPEÃO A seleção brasileira era uma verdadeira máquina. Contava com craques como Rivelino, Tostão, Gérson, Clodoaldo, Carlos Alberto e Jairzinho, além do maior de todos: Pelé. Já nas eliminatórias, o time dava mostras de sua genialidade - ganhou todos os seis jogos, marcando 23 gols e sofrendo apenas dois. A marchinha "a taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa..." poucas vezes fez tanto sentido como em 1970. A final contra a Itália foi uma goleada: Brasil 4 a 1. Pela primeira vez na história, o Brasil foi campeão vencendo todos os seus jogos - foram seis vitórias em seis jogos.
12. COPA 1974 - ALEMANHA OCIDENTAL - CAMPEÃ ALEMANHA OCIDENTAL A Copa do Mundo de 1974 foi disputada na Alemanha Ocidental e terminou com os donos da casa campeões, mas a equipe que entrou para a história foi a Holanda. Comandada por Johann Cruyff, a seleção ficou conhecida como "Laranja Mecânica", por causa de seu futebol envolvente e ofensivo.
13. COPA DE 1978 – ARGENTINA – CAMPEÃ ARGENTINA A Argentina em 1978 vivia sob forte ditadura militar, o que levou à ameaça de muitos países em não participar da Copa do Mundo que aconteceria no país sul-americano. Apesar da polêmica, não houve desistências e a competição transcorreu normalmente. Pelo menos Número de gols: 102 Final: Argentina 3 x 1 Holanda fora de campo.
14. COPA DE 1982 ESPANHA – CAMPEÃ ITÁLIA A Copa do Mundo da Espanha, em 1982, foi marcada pelo futebol ofensivo e criativo da Seleção Brasileira comandada por Telê Santana. Mas quem ficou com o título, e eliminou os brasileiros, foi a Itália. Quem estreou em uma Copa do Mundo foi Diego Maradona, mas não conseguiu levar sua seleção muito adiante.
15. COPA DE 1986 MÉXICO – CAMPEÃ ARGENTINA A Copa de 1986 seria disputada na Colômbia. Porém, os graves problemas econômicos deste país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio. A FIFA ofereceu a Copa para o Brasil, os Estados Unidos e o Canadá em 1982, mas os governos destes três países recusaram. Então a Copa foi aceita pelo México, que foi escolhido em 1983 para sediar o mundial mais uma vez. Nem mesmo os terremotos um ano antes do mundial FINAL Alemanha e realização da colocaram em risco a 2 Argentina 3.copa.
16. COPA DE 1990 ITÁLIA – Campeã Alemanha A Copa de 1990 entrou para a história como uma Copa de equipes defensivas, que jogavam apenas para alcançar o resultado. É geralmente conhecida como o marco que separa o futebol antigo, pautado no "futebol arte", do moderno, com seu "futebol A final força". da Copa do Mundo FIFA de 1990 foi disputada pela Argentina e a Alemanha Ocidental, trazendo o terceiro título da Alemanha Ocidental em Copas do Mundo, o primeiro no qual os alemães não vencem a equipe favorita.
17. COPA 1994 – ESTADOS UNIDOS – BRASIL TETRACAMPEÃO A participação brasileira na Copa de 1994 não começou bem. A seleção sofreu para passar mesmo pelas eliminatórias sul americanas, e a vaga só foi decidida na última rodada, contra o Uruguai, no Maracanã. Com alguns jogadores contundidos, o técnico Carlos Alberto Parreira foi "obrigado" a convocar Romário para a partida, e o atacante foi decisivo. Marcou dois belos gols e colocou o Brasil no Mundial. frente a frente 24 anos depois. Uma A final colocou Brasil e Itália reedição da decisão de 1970, que definiu o primeiro tricampeão da história, o duelo consagraria o Brasil como o único país a ganhar a Copa quatro vezes.
18. COPA DE 1998 NA FRANÇA CAMPEÃ - FRANÇA (PRIMEIRO TÍTULO) O mundo futebolístico foi tomado de surpresa quando, pouco antes da final entre Brasil e França, no dia 12 de julho, foi divulgada a notícia de que o craque Ronaldo não iria jogar. Logo depois circulou a informação de que, cinco horas antes da partida, o “Fenômeno” teria sofrido uma convulsão. Por isso, o reserva Edmundo jogaria no seu lugar. No último instante, Ronaldo foi escalado e a seleção do Brasil, talvez assustada com toda a confusão, entrou irreconhecível em campo. A França enfiou 3 a 0, com extrema facilidade, e conquistou a Copa.
19. COPA DE 2002 CORÉIA DO SUL E JAPÃO – BRASIL PENTACAMPEÃO primeira vez que uma edição da Copa não aconteceu na Europa ou nas Américas. Foi um avanço do continente Asiático. Organizado pela primeira vez por duas nações, Coréia do Sul e Japão, terminou com a conquista do pentacampeonato pelo A seleção brasileira ficou conhecida como a "Família Felipão" Brasil. pela união que o treinador alcançou com o grupo. A final foi entre Brasil 2 e Alemanha 0.
20. COPA 2006 ALEMANHA – ITÁLIA TETRACAMPEÃ Zidane terminou sua carreira nos vestiários do estádio Olímpico de Berlim, vendo a decisão nos pênaltis por um monitor de TV. Tudo estava perfeito para sua consagração total antes da aposentadoria, com direito a gol marcado no início da partida. O meia francês, porém, acabou expulso após cabeçada gratuita em Materazzi na prorrogação. Jogo da Final: Itália 1 x 1 França
21. COPA 2010 AFRICA DO SUL – CAMPEÃ ESPANHA Esta foi a primeira Copa do Mundo da FIFA disputada em solo africano e o torneio ficará na memória de todos tanto pela animação da nação anfitriã quanto pelo triunfo da seleção espanhola. Os africanos também têm muito o que comemorar. O Mundial foi coroado com a aparição de Nelson Mandela no Estádio Soccer City antes da final. O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, deu uma declaração significativa sobre o homem que desempenhou um papel tão fundamental na criação da África do Sul moderna. "Esta Copa do Mundo teve uma força especial e está ligada à história de liberdade e à história de um homem.
22. COPA 2014 NO BRASIL Será a vigésima edição do evento. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento participação recorde de seis equipes sul O Mundial do Brasil terá a em 1978. americanas. E ninguém jamais viu tantos campeões mundiais em uma única edição: Brasil, Argentina, Uruguai, Alemanha,QUEM França,O CAMPEÃO? SÃO 32 PARTICIPANTES.  Todos estarão aqui!!!!

FONTE: http://pt.slideshare.net/soniaamaral925/copa-do-mundo-31820383

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...