segunda-feira, 7 de julho de 2014

Como Educar Filhos Responsáveis





Como  Educar Filhos Responsáveis:por Roseli Brito  

Hoje em dia, somos bombardeados com mensagens contraditórias sobre como educar filhos  responsáveis . É fácil receber conselhos  da mídia , parentes e de outros pais e então começamos a nos questionar se estamos realmente fazendo as coisas do jeito certo.  

Parte da razão pela qual isso está acontecendo é porque os adultos , assim como as crianças , são mais estimulados. Estamos mais conectados e ligados, o que significa que recebemos muita informação de várias fontes. Temos acesso fácil a todo tipo de conselhos na web ( bons e ruins),  via redes sociais e fóruns, sobre como outros pais estão educando os filhos. 
Isso significa que também estamos, de forma mais incisiva, nos comparando aos outros pais, e  ao fazer isso somos julgados pois  ficamos expostos a receber mais críticas dos outros também.  Estamos vivenciando uma sobrecarga informacional e emocional muito grande,  o que está acarretando que  muitos pais sintam-se  oprimidos e confusos sobre o que fazer no que refere-se a tarefa de  educar os filhos. 
Lembre-se:  “ Dar casa e comida não é o bastante para educar os filhos “

 COMO EDUCAR FILHOS REBELDES E AGRESSIVOS ? 

Sempre aconselho os Pais a confiarem nos seus instintos, afinal,  você conhece seu filho melhor que ninguém e no final é você que deverá tomar as decisões por ele até que o mesmo tenha idade e maturidade para tal. 
No livro Filhos o Que Fazer com Eles: Sugestões para acertar sempre é amplamente debatido a questão das famílias serem emocionalmente inteligentes, posicionarem-se como líderes e desenvolverem com os filhos um laço de admiração e respeito. Por isso use de muito critério ao receber os conselhos  da vizinha, da sua irmã, da sua cunhada, pois geralmente todos esses conselhos chegam até você carregados de alta carga emocional e juízo de valor e por esta razão, muitas vezes, não contribuem para a educação dos seus filhos. 
Uma das maneiras mais importantes para sair do labirinto de tantos conselhos, por vezes contraditórios e livrar-se da culpa e das comparações com outros pais  é compreender o que você é e não é responsável quando se trata de  educar os filhos.   
O que não é responsabilidade sua  : 
  1. Deixar os seus filhos sempre contentes. Não me interpretem mal, é bom para os seus filhos sentirem-se contentes no geral. Mas isso significa que haverá muitas vezes, especialmente quando você estiver educando de modo mais responsável, em  que seus filhos  ficarão muito furiosos quando você tiver de  estabelecer limites ou aplicar as consequências quando um regra for quebrada ou não cumprida.Isso é parte da sua função:  jamais  tomar decisões com base no que os seus filhos vão gostar ou  tolerar  e sim  tomar as decisões que são melhores para eles e  o bom funcionamento da  família.
  2. Obter a  aprovação dos outros . Vamos ser sinceros, você  não precisa de outros adultos em sua vida para lhe dizer que você está fazendo a coisa certa. Educar os filhos  não é um concurso de popularidade em sua família ou em sua comunidade. Claro, é natural e justo que você se  sintam feliz quando a professora comenta que o seu filho está fazendo algo bom e correto, porém nem sempre é isso que os pais ouvirão, por esta razão não fique frustrada por não receber o apoio e aprovação  dos outros o tempo todo.
  3. Controlando  os  filhos. Seus filhos não são fantoches e você não é um marionetista . Simplesmente não há uma  maneira lógica  a qual  você possa controlar cada movimento que seu filho faz ou tudo o que seu filho diz , especialmente fora de sua casa. As crianças têm vontade  própria e agirão  em seu próprio benefício , e muitas vezes visando apenas os próprios interesses. É importante lembrar-se que se o seu filho não está fazendo a lição de casa , mesmo apesar dos  seus esforços para motivá-lo e mantê-lo na rédea curta , a nota baixa ou vermelha que virá no próximo boletim é  somente dele , fruto e consequência do trabalho que ele realizou ou deixou de realizar.  Claro que é preciso que fique claro que a consequência para esta situação existe e que ela será aplicada. Assim, caberá a você criar novas rotinas de estudo, ter um contato maior com os professores para acompanhar o rendimento escolar dele, acompanhar de modo mais incisivo as tarefas de casa, acompanhar a execução dos trabalhos de escola mais profundamente até que no próximo bimestre o seu filho lhe traga um resultado aceitável. Os pais não podem controlar os filhos todo o tempo, porém podem e devem deliberadamente influenciá-los a assumirem as próprias responsabilidades e fazemos isso quando criamos regras, estabelecemos limites e aplicamos as devidas consequências.

 COMO EDUCAR OS FILHOS: USANDO CONSEQUÊNCIAS E RESOLUÇÃO DE   PROBLEMAS PARA MUDAR O COMPORTAMENTO DOS FILHOS 

            4. Fazer  para seus filhos o que eles são capazes de fazer por si mesmos. Muitas, muitas vezes nossos filhos nos pedem para fazer algo para eles que nós sabemos que eles são capazes de fazer por conta própria.
Seu filho ainda não consegue arrumar a cama perfeitamente na primeira vez , mas a prática ( e fazê-lo de forma imperfeita várias vezes) é o que ele precisa para chegar ao ponto em que ele aprenderá a fazer isso  por conta própria.
Eu não estou dizendo para deixar o seu filho solto à própria sorte e ficar encarregado de preparar o próprio café da manhã, ou o almoço só porque ele já é grandinho e já sabe manusear o fogão ou micro ondas.  O que estou dizendo é possibilitar situações desafiadoras de vez em quando para que os seus filhos possam vivenciar novos aprendizados equilibrando com a aquisição de novas responsabilidades.
5. Você não tem que ser o Super-Homem ou a  Mulher Maravilha. Estes personagens conseguem fazer tudo perfeitamente certo? Você não é um deles, e  nem  deve se esforçar para ser . Ao invés disso, tente  focar  em atender  uma situação de cada vez ou crie uma programação de coisas para fazer a cada dia, assim você  consegue dar conta das coisas importantes e as questões menores você distribui para realizar ao longo de cada dia. Com esta estratégia você se organiza e conseguirá dar conta da educação dos filhos e do cuidado com a família
 O que  é responsabilidade sua : 
     1. Tomar decisões difíceis. Significa tomar decisões que na maioria das vezes os seus filhos não vão gostar. Não me    interpretem mal – mas se as decisões que você anda tomando ultimamente sempre agradam aos seus filhos então isso é um sinal de que talvez você não esteja no caminho certo.
Lembre-se: você não é obrigada a dar longas explicações sobre suas decisões. Se está na hora de fazer a lição de casa, ou desligar a TV para tomar o banho isso deve ser feito porque você estabeleceu assim, não entre no bate-boca com o seu filho.  

COMO EDUCAR OS FILHOS:   INDEPENDÊNCIA COM RESPONSABILIDADE 

       2. Ensinando os filhos a serem  independentes. Um dos papéis mais importantes dos Pais é “ educar para libertar”, conforme o livro Filhos o que fazer com eles a pergunta que é feita é “ será que é boa a estratégia de educar superprotegendo  e enfraquecendo  as forças interiores dos filhos, ou é melhor que os eles sejam lutadores  firmes e fortes , pessoas de bem e com muito sucesso na vida ? “ .
É tarefa dos Pais  ensinar aos filhos a desenvolverem suas habilidades, e dar-lhes valores familiares , a fim de permitir que eles se tornem mais e mais independentes. Chega um momento em que seu filho precisa aprender ter domínio sobre as suas emoções, saiba  amarrar os sapatos , escrever seu nome, e saiba lidar e compartilhar com os amigos.
Com o tempo, essas habilidades tornam-se parte do que ele é e faz, isso fará toda a diferença no momento em que ele  ficar mais velho e tiver de  dizer  não às drogas, dirigir um carro, e candidatar-se a um  emprego , por exemplo.
3. Faça-o tornar-se responsável: . No mínimo , isso significa estabelecer alguns limites com seus filhos quando eles estão se comportando de forma inadequada. Por exemplo, quando o seu filho está adiando a lição de casa,  você deve desligar a TV e dizer: ” Com a TV ligada a sua lição de casa está sem fazer. Uma vez que a sua lição esteja concluída você pode ligar a TV novamente.
A conduta firme dos Pais aliada a um conjunto de rotinas e consequências fazem toda a diferença no sentido de educar os filhos para alcançarem a maturidade e responsabilidade que necessitarão na vida adulta. Só casa e comida não torna os filhos responsáveis, é necessário que os Pais, deliberadamente, criem todas as condições para estimular novos comportamentos nos filhos.

 COMO EDUCAR OS FILHOS:  APLICANDO CONSEQUÊNCIAS QUE FUNCIONAM 

         4. Reviravolta.Isso só é bom quando estamos nos divertindo em uma montanha-russa . No entanto, todos nós sabemos que a vida é cheia de altos e baixos e muitas vezes há momentos em que ela parece até virar do avesso.
Isso significa que para o seu filho, também haverá momentos em que tudo parecerá estar em ordem , um grande divertimento, porém haverá outros em que ele terá de lutar para superar situações de conflito e/ou desafio. Assim é a vida.
Por isso não se culpe quando isto acontecer, concentre-se em encontrar formas positivas de auxiliá-lo, dar o apoio que ele necessita. Se você não conseguir ajudá-lo em uma dada questão então busque ajuda fora da sua família, como por exemplo um Coach de Pais se for o caso. 
       5. Faça o seu melhor. Tentar, pelo menos ,  é realmente tudo o que você pode fazer às vezes. Trata-se de uma tarefa constante :  se esforçar para encontrar o equilíbrio entre fazer muito ou fazer o menos possível, aplicar  conseqüências que não sejam muito duras , mas que também não sejam muito brandas.
Educar os filhos muitas vezes assemelha-se a um equilibrista que a todo tempo precisa dar conta de todos os pinos no ar sem deixar que os mesmos venham ao chão. 
Acima de tudo , lembre-se de que seu filho é único e você o conhece melhor do que ninguém no planeta.  
Você continuará sendo bombardeada com muitas informações acerca de como educar os filhos.  Mas, lembre-se: você  é o especialista no seu filho e por esta razão isso lhe dá o direito de tomar as  suas próprias decisões sobre como educá-los de forma que os tornem mais independentes e   responsáveis, de uma maneira amorosa e respeitosa sempre atendo também às necessidades deles.  
Ao fazer isso lembre-se das nossas  dicas e da tarefa de todos os Pais que é: educar os filhos para que sejam pessoas responsáveis, dignos e que contribuam com a sociedade em que vivem,tornando assim o mundo muito melhor de se viver. 
FONTE: http://comoeducarosfilhos.com.br/como-educar-filhos-responsaveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...