quinta-feira, 7 de outubro de 2021

UM SABIÁ SUJO – 5º ANO

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: UM SABIÁ SUJO – 5º ANO

escrito por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Um sabiá sujo. Já ouviu falar desse livro? Então, leia com atenção a resenha! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!


Livro: Um sabiá sujo

    Descobrir uma nova espécie de ave é um evento cada vez mais raro. Nesse livro, o biólogo Marcos Rodrigues nos conta em primeira mão como se deu a recente descoberta do pedreiro-do-espinhaço, um pequeno pássaro que pertence à família do joão-de-barro. O bicho foi descoberto em 2007, mas só foi reconhecido pela ciência em 2012, após a publicação da descrição da espécie em uma revista especializada.

    Batizado pelos ornitólogos com o nome científico Cinclodes espinhacensis, o pedreiro-do-espinhaço logo despertou a curiosidade dos pesquisadores. Isso porque ele é encontrado somente em uma pequena porção da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, muito distante da área de ocorrência das outras espécies de seu gênero. Como ele teria parado ali?

    Para responder a essa pergunta, Marcos Rodrigues nos leva em uma viagem pela América do Sul, com paradas obrigatórias, onde somos apresentados às outras espécies de pedreiros que habitam o continente, quase sempre em ambientes inóspitos e sob condições climáticas extremas.

    “(…) Cinclodes são pássaros terrestres que se alimentam no chão, frequentemente associados a habitat próximos à água. Algumas dessas espécies vivem nos ambientes mais extremos da América do Sul, como os gélidos desfiladeiros dos Andes, ou em locais de constantes ventos uivantes, ou até mesmo nos desertos secos do Atacama.” (pág. 55)

    O livro também é uma viagem ao passado, interligando descobertas feitas por ilustres cientistas […] ao enigma biogeográfico que cercava o pedreiro-do-espinhaço.

    Mas e o tal do sabiá sujo? O título do livro revela a confusão gerada pelos primeiros avistamentos do pedreiro-do-espinhaço, na época completamente desconhecido pelos ornitólogos. Inicialmente alguns pensavam que se tratava de um simples sabiá-do-campo, sujo de terra vermelha.

Natália Allenspach.
Disponível em: <http://apassarinhologa.com.br/livro-um-sabia-sujo/>.
(Com cortes e adaptação).

 

Questões

 Questão 1 – Na passagem “[…] um pequeno pássaro que pertence à família do joão-de-barro.”, a autora do texto apresenta:

 

Questão 2 – No segmento “O bicho foi descoberto em 2007, mas só foi reconhecido pela ciência em 2012 […]”, o texto refere-se:

(     ) ao joão-de-barro.

(     ) ao sabiá-do-campo.

(     ) ao pedreiro-do-espinhaço.

 

Questão 3 – Segundo a autora do texto, “o pedreiro-do-espinhaço logo despertou a curiosidade dos pesquisadores”. Transcreva o motivo disso.

 

Questão 4 – Releia este fragmento do texto:

“[…] somos apresentados às outras espécies de pedreiros que habitam o continente, quase sempre em ambientes inóspitos e sob condições climáticas extremas.”

O vocábulo sublinhado exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 5 – As aspas foram usadas no quarto parágrafo para destacar:

(     ) o tema do livro “Um sabiá sujo”.

(     ) uma opinião sobre o livro “Um sabiá sujo”.

(     ) um trecho retirado do livro “Um sabiá sujo”.

 

Questão 6 – Em “Inicialmente alguns pensavam que se tratava de um simples sabiá-do-campo, sujo de terra vermelha.”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o objetivo do texto é:

(     ) divulgar um livro.

(     ) contar uma história.

(     ) debater um assunto.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.


Respostas

      (     ) Contraste
      (     ) Conclusão


CRÉDITOS: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-um-sabia-sujo-5o-ano/#more-98479



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...