quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Livro Infantil Aborda o Problema do Bullying e da Discriminação Entre Crianças

A escritora carioca Janine Rodrigues, 32 anos, acaba de lançar seu primeiro livro infantil, No Reino de Pirapora (Ed. Multifoco, www.piraporiando.com). Com ilustrações de Wanderley Mayhe, que podem ser coloridas pelo próprio leitor, a obra é voltada especialmente para crianças que possuem problemas de relacionamento e dificuldade de se aproximar e interagir com o que é diferente – e, consequentemente, desconhecido.
O livro conta a história da menina Pirapora, que, após ser acometida por uma grave catapora, ficou com seu corpo coberto de bolinhas, tornando-se, assim, motivo de chacota entre as demais crianças. Após assumir o trono e tornar-se precocemente rainha, Pirapora resolve vingar-se, e proíbe todas as crianças do reino de brincar com brinquedos que não sejam redondos, obrigando-as a se desfazer da maioria de seus brinquedos e provocando uma insatisfação geral em seus súditos mirins.
Um dia, um menino aparece com um carrinho quadrado, e é a relação entre Pirapora e este menino que mudará o curso de toda a história.

No Reino de Pirapora - CapaNo Reino de Pirapora trata-se de uma obra expressiva em diferentes pontos. Além de levantar questões de suma importância para a formação da criança, como sua capacidade de conviver com o que é diferente – e o medo que o desconhecido provoca em todos, sem exceção – ainda aborda a questão do bullying de maneira sutil e certeira.

Para a autora, uma das principais funções da literatura, independente se voltada para crianças, adolescentes ou adultos, é levar o leitor a uma reflexão; é instigá-lo a pensar sobre determinado assunto. E, para resolvermos problemas graves como o bullying e a discriminação, é preciso, antes de tudo, falar sobre eles.

- O diálogo é vital para que se comece a buscar uma solução – afirma a autora.

A literatura como entretenimento, mas também como motor para a reflexão. Este é o caminho escolhido por Janine Rodrigues, e uma das principais marcas da escritora. Tanto que, durante algumas das atividades desenvolvidas pela autora, como a contação de histórias, muitas crianças – vítimas e algozes – a procuram para relatar histórias de discriminação e preconceito:

- Uma vez, durante a Feira do Livro Infantil ocorrida em Cabo Frio/RJ, uma menina me procurou para contar que ela era igual à Pirapora, por que sua mãe a chamava de pancinha, bombom, ursinha. Penso que esta mãe acredita que esteja tratando a questão do sobrepeso da filha de uma forma delicada e carinhosa, mas não tem ideia do quanto este comportamento está sendo prejudicial para a menina.
Janine Rodrigues
Janine Rodrigues
No Reino de Pirapora é uma obra que tem tudo para trazer à tona questões de suma importância para o desenvolvimento da personalidade de nossas crianças, através de um texto leve, porém intenso, que diverte e distrai ao mesmo tempo em que faz pensar. E – o mais importante! – leva alunos, pais e professores a conversar sobre o problema do bullying, que é de todos nós.
Afinal, se pretendemos um futuro melhor, mais justo, mais igualitário e menos violento para nossos pequenos, é importante, desde já, começar a falar, a debater, a levantar estes temas seja em sala de aula, seja em casa.

O livro No Reino de Pirapora colabora, e muito, com pais e professores, para tratar de um assunto difícil de uma forma suave, didática e muito, muito divertida.

Fonte: http://www.infoescola.com/noticias/livro-infantil-aborda-o-problema-do-bullying-e-da-discriminacao-entre-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...